Organizadores:

Profa. Dra. Fernanda Rechenberg(UFAL) e Prof. Dr. Marcos Alexandre Albuquerque(UERJ)

Recebe artigos até 30 de junho de 2017 – Publicação em dezembro de 2017.

Este dossiê tem como objetivo reunir trabalhos que discutam a produção, organização, curadoria e compartilhamento de acervos imagéticos e sonoros sob um olhar antropológico.

Cada vez mais o audiovisual assume um lugar significativo na antropologia. Nos últimos anos, além de ampliar consideravelmente sua importância como recurso metodológico no trabalho de campo, o uso de imagens e sons vem atuando como provocação epistemológica e campo de análise de diferentes contextos históricos e socioculturais.

Recentemente ampliaram-se bastante os estudos antropol­­ógicos que investigam a centralidade do audiovisual na constituição de acervos os mais diversos: memória institucional; regimes particulares de memórias coletivas de comunidades tradicionais; acervos pessoais e de pesquisa de antropólogos; coleções etnográficas e seus vínculos coloniais; e, particularmente, análises e problematizações que emergem a partir de novas modalidades narrativas de organização/curadoria e uso do audiovisual em plataformas hipermídia.

A natureza lacunar e muitas vezes idiossincrática dos acervos convoca à indagação acerca da persistência e circulação das imagens no mundo, de seus usos, apropriações e compartilhamentos frequentemente não previstos pelo antropólogo. Considerando a importância de se discutir metodologicamente o trabalho antropológico com imagens, o presente dossiê também convoca pesquisadores a indagarem sobre suas próprias práticas de colecionamento e a potência do audiovisual na produção de deslocamentos e reviravoltas na pesquisa.

São bem vindos trabalhos que discutam questões éticas, estéticas e políticas acerca de imagens e sons de acervos institucionais e não institucionais; trabalhos focados na repatriação de imagens e sons como objetos compartilhados, na construção de hipermídias, museus nativos e/ou virtuais bem como formas emergentes de produção, curadoria e compartilhamento de imagens.

Más información: Aqui

© Copyright 2017 e-imagen, Todos los derechos reservados. Escrito por: e-imagen