O Cinema e as Outras Artes

Ao longo da história do cinema temos assistido a um complexo debate sobre a relação recíproca entre o cinema e as outras artes que se caracteriza, sobretudo, por um conjunto de esforços criativos e gestos experimentais de ambos os domínios, permeado por dialogismos que transitam entre a expressão das outras artes no cinema e a transmutação do cinema nas outras artes. Desde a defesa do valor estético da imagem em movimento até às formas mais híbridas construídas sob novos referenciais, o cinema está em constante relação de reciprocidade com as outras artes, quer seja por uma relação de tensão, de presença de uma na outra, ou em última instância, de diluição das fronteiras. Este campo investigativo encontra nas possibilidades operativas da intertextualidade e no regime dialógico da construção artística, processos metodológicos capazes de estruturar o discurso científico.

O encontro internacional O Cinema e as outras Artes terá a sua segunda edição nos dias 28 e 29 de setembro de 2017, na Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo passa por promover a discussão/reflexão sobre problemáticas atuais relativamente ao diálogo entre as diferentes formas de arte, tendo como ponto de contacto o cinema. Procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura interdisciplinares e interculturais, são convidados a participar neste encontro, investigadores das diversas áreas científicas, com especial preponderância para os Estudos Fílmicos, os Estudos Artísticos e os Estudos Culturais, que, em diferentes domínios disciplinares e fases de investigação, se ocupam destas questões.

Chamada de Trabalhos

A organização O Cinema e as Outras Artes convida toda a comunidade científica, a submeter propostas originais que se enquadrem na dinâmica do evento, de 20 de janeiro a 15 de maio de 2017.

Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta de comunicação.
As comunicações poderão ser apresentadas por coautores, desde que um dos proponentes esteja devidamente inscrito no encontro. Todas as comunicações terão a duração máxima de 20 minutos, independentemente do número de coautores.

Resumos:

Os resumos devem ser enviados em formato Word document ou PDF para o email c_@labcom.ubi.pt, incluindo a seguinte informação:

Autor(es)
Filiação institucional
Título da proposta
Resumo (máx. 500 palavras) mais cinco palavras-chave
Biografia de cada autor (máx. 150 palavras)

Artigos finais:

Os artigos finais selecionados serão incluídos no e-Book do evento a ser editado por LabCom.IFP.

Instruções para os autores:

A contribuição é original e inédita e não se deve encontrar sob revisão ou para publicação por outra edição. Os artigos, bem como a autorização de publicação das imagens, são da exclusiva responsabilidade dos autores.

São aceites artigos em Português, Inglês, Francês e Espanhol.

  • O formato para submissão deve ser em Microsoft Word. As imagens devem ser incluídas no texto e ser enviadas em separado (formato JPEG, PNG, PDF com 300 dpi de resolução)
  • O artigo deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos a seguir descritos:
  • O artigo deve ter no máximo 15 páginas e seguir a seguinte estrutura:

Título do artigo;
Autor;
Instituição/ Afiliação;
Resumo e Palavras-Chave;
Texto;

Referências bibliográficas e filmográficas;

-As referências devem seguir as normas APA (American Psychological Association).

Citações:

As citações no texto e notas de rodapé devem seguir as normas APA (American Psychological Association).

-Imagens: O artigo pode conter imagens inseridas ao longo do texto. Todas as imagens devem conter uma legenda com o formato: “Imagem 1: conteúdo da legenda” (Não serão publicadas imagens sem legenda).

  • -Formatação do texto:
  • Título do artigo: Times New Roman, corpo 14, parágrafo a espaço e meio, alinhamento à esquerda.
  • Autor, Instituição: Times New Roman, corpo 12, parágrafo a espaço e meio, alinhamento à esquerda.
  • Resumo e Palavras-Chave: Times New Roman, corpo 10, parágrafo espaço simples, alinhamento justificado.
  • Corpo do texto: Times New Roman, corpo 12, parágrafo a espaço e meio, alinhamento justificado.
  • Notas de rodapé/final de página: Times New Roman, corpo 10, parágrafo espaço simples, alinhamento justificado; as notas devem seguir a numeração árabe.
  • Citações: As citações com 40 ou mais palavras devem ser sparadas do corpo do texto por um parágrafo, corpo 10, parágrafo espaço simples, alinhamento justificado.
  • Referências bibliográficas e filmográficas: Times New Roman, corpo 12, parágrafo a espaço e meio, alinhamento justificado.

Idiomas de trabalho:

Português, Inglês, Espanhol e Francês

Calendário

20.01.2017-15.05.2017 – Submissão de propostas
15.06.2017 – Notificação dos autores com propostas aceites
10.07.2017 – Data limite para inscrição dos autores com propostas aceites
20-25.07.2017 – Envio do programa provisório para alterações
01.09.2017 – Divulgação do programa final
28-29.09.2017 – Encontro O Cinema e as outras Artes

Mas información

© Copyright 2017 e-imagen, Todos los derechos reservados. Escrito por: e-imagen