«Revisitar a Teoria do Cinema» – Teoria dos Cineastas Vol. 3
A reflexão dos cineastas quer da sua própria obra quer do cinema tem acompanhado a história da arte cinematográfica. Nesse sentido, propomos que o presente livro destaque esses contributos e que os mesmos sejam estudados no sentido de entrarem em diálogo com temáticas centrais desenvolvidas no âmbito da teoria do cinema.
Para tal, propomos alargar o conceito de cineasta para abranger não apenas o diretor/realizador, mas todos os envolvidos na criação cinematográfica que tenham apresentado reflexões originais e estimulantes a respeito do cinema.
Propomos, também, que a bibliografia de apoio apresente um equilíbrio entre os estudos de cariz científico e as entrevistas, depoimentos ou textos escritos pelos próprios cineastas. De igual modo, o estudo da filmografia de cada cineasta deverá ser parte integrante do material de apoio para uma revisitação das problemáticas da teoria do cinema a partir dos cineastas.
Sugestão de temáticas:
Cinema e outras artes
Narrativa cinematográfica
Cinema, realidade e verdade
Conceitos para a relação imagem-som
Movimentos e escolas cinematográficos
Géneros cinematográficos
Tipologias de montagem
A figura do espectador
Teoria de autor
Concepções sobre a tecnologia
Conceitos para a direção de atores/atrizes
Cinema e ideologia
Adaptação cinematográfica
Produção e exibição cinematográficas
Prestígio artístico no cinema
Para maior esclarecimento sobre a abordagem da teoria dos cineastas, estão disponíveis dois livros: “Teoria dos cineastas, Vol. 1 – Ver, ouvir e ler os cineastas” e “Teoria dos cineastas, Vol.2 – Propostas para a teoria do cinema”.
Há, também, o artigo: “Teoria dos cineastas – uma abordagem para a teoria do cinema”, de André Rui Graça, Eduardo Baggio, Manuela Penafria, publicado na Revista Científica da FAP, vol. 12, de 2015 (Teoria dos cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema).
Até 30 de junho de 2017
O ficheiro deve indicar a temática e o nome do autor; por exemplo: cinema_e_ideologia_nome_do_autor.doc
Pretendemos artigos com cerca de 15 páginas e seguir as normas APA.